confusão

Nos mapas, a Perimetral Dom Ivo Lorscheiter não existe

18.305

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

A notícia de retomada das obras da Perimetral Dom Ivo Lorscheiter leva alegria a moradores da via, mas também resgata uma antiga dúvida, já que a avenida não existe com esse nome nas documentações das residências e estabelecimentos situados no local. No trecho concluído e no que foi iniciado e teve o serviço abandonado, a avenida tem nomes diferentes. 

A via tem início na Avenida Walter Jobim, no Bairro Patronato. Contudo, até a Rua Venâncio Aires, no Bairro Passo D'Areia, o trecho se chama Avenida Maestro Roberto Barbosa Ribas. Este nome não é recente para o trecho, pois o pedreiro Leandro Nunes, 37 anos, conta que mora há 26 na mesma casa e sempre recebeu correspondências como Maestro Ribas. Ele diz que nunca ouviu falar em uma possível troca do nome da via.

Seminário capacita rede de apoio de crianças e adolescentes acolhidos

A dona de casa Eva Cleni dos Santos Dutra, moradora há 26 anos na região, diz que quando se mudou para o local, o nome era Rua I.

- Logo que mudaram para Maestro (Roberto Barbosa) Ribas, deu um pouco de confusão. Tanto que quando a gente ia passar o endereço, já dizia: antiga Rua I, daí o pessoal sabia onde era - conta a moradora.

Prefeitura vai proibir estacionamento na Avenida Dores

TERCEIRO NOME
Perto da rotatória da Venâncio Aires com a Perimetral há uma placa que indica o acesso à Avenida Dom Ivo Lorscheiter para um lado e a Avenida Maestro Roberto Barbosa Ribas para o outro. Porém, da Venâncio Aires até a Rua Coronel Scherer, no Bairro Passo D'Areia, mais uma vez, moradores mostram um terceiro nome nas correspondências: Rua Coronel Marcos de Jesus Pereira Porto.  

A doméstica Loreni dos Santos Fernandes, 61, reside no trecho entre as ruas Ernesto Beck e Aristides Lobo e diz que sempre registrou o endereço como Coronel Marcos. Ela conta que algumas pessoas passaram a chamar a via de Avenida Dom Ivo, mas nunca foi solicitado pela prefeitura para que ela mudasse o registro de endereço da casa, inclusive para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

21 concursos públicos estão com inscrições abertas no Rio Grande do Sul

RETOMADA DE OBRAS
O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) era o prefeito de Santa Maria quando a obra da perimetral foi iniciada. Ele conta que, pelo projeto, a ideia era dar o nome de Dom Ivo Lorscheiter para o trecho que seria construído, sem mudar nomes de vias que já existem na área correspondente à perimetral:

- Antes, era tudo mato por ali. A parte que já existia de rua era entre a Walter Jobim e a Venâncio Aires. Para o outro lado, era uma estradinha de chão e mato. Pelo projeto, o que já tivesse denominação, não seria alterado, só a parte nova iria homenagear Dom Ivo - lembra.

48 vagas de empregos para terça-feira em Santa Maria

Além disso, Valdeci diz que é muito comum em Santa Maria ruas que tenham mais de um nome, exatamente por trocas ao longo dos anos. Assim, no papel, as casas estão em um endereço, mas são popularmente conhecidas por outra nomenclatura.

O batismo do trecho da perimetral homenageia o ex-bispo emérito de Santa Maria, que faleceu em 2007. Dom Ivo Lorscheiter foi um dos nomes mais influentes da Igreja Católica, especialmente na época do regime militar, quando presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O secretário de Mobilidade Urbana, José Orion Ponsi da Silveira, confirma que, pelo projeto da perimetral, o trecho entre a Walter Jobim e a Venâncio Aires seguirá Avenida Maestro Roberto Barbosa Ribas. Depois da Venâncio, passará a ser Avenida Dom Ivo Lorscheiter, e não mais Rua Coronel Marcos de Jesus Pereira Porto. O secretário não soube informar se o projeto com a troca de nome já foi encaminhado à Câmara de Vereadores.

Duas localidades da Região Oeste ficarão sem água nesta terça

CONCLUSÃO
A perimetral começou a ser construída em 2008, para ligar a Avenida Walter Jobim à Rua José Barin, no Bairro Caturrita, margeando o Arroio Cadena. O serviço parou em 2009, e agora deverá ser retomado para concluir os 3,5 quilômetros da via. O novo trecho custará R$ 10,6 milhões, com recursos da União. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caixa lança aplicativo para apostar em loterias Anterior

Caixa lança aplicativo para apostar em loterias

Duas localidades da Região Oeste ficarão sem água nesta terça Próximo

Duas localidades da Região Oeste ficarão sem água nesta terça

Geral